INSTITUCIONAL NOTÍCIAS VÍDEOS PRODUTOS CONTATO
Última Notícias
EXPECTATIVA
O que esperar do mercado do milho?
25/03/2024 - 07h03mm
MULHERES COTAPEL
Cotapel realiza mais um Conexão Mulheres do Agro
21/03/2024 - 16h03mm
Mais notícias
MERCADO DE GRÃOS
Confira os destaques da exportação do agronegócio brasileiro no 1° semestre de 2018!
17/08/2018 - 11h08min
As vendas externas do agronegócio brasileiro somaram US$49 bilhões no primeiro semestre de 2018, alta de 2% frente ao mesmo período do ano passado, segundo indicam pesquisas do Cepea/Esalq.

Esse resultado do agronegócio brasileiro esteve atrelado ao aumento de quase 4% no volume exportado, já que os preços médios em dólar caíram no período. Em Real, o faturamento externo do agronegócio cresceu cerca de 10%, devido à depreciação da moeda nacional.

Pesquisadores do Cepea indicam que o destaque do primeiro semestre foi o câmbio. Como o Real se desvalorizou quase 10% na média do período, houve aumento da atratividade das vendas externas. Com isso, a competitividade dos produtos exportados pelo setor voltou a crescer no primeiro semestre de 2018.

O maior volume exportado pelo agronegócio brasileiro no primeiro semestre deste ano, por sua vez, se deve ao crescimento das vendas de produtos do setor florestal, suco de laranja, milho, algodão e frutas.

A China manteve-se como principal destino das exportações do agronegócio brasileiro no primeiro semestre deste ano, com participação de mais de 36% do total, seguida por países da Zona do Euro (13,6%) e pelos Estados Unidos (6,3%). A demanda chinesa segue concentrada nos produtos do grupo cereais/leguminosas/oleaginosas, que representou mais de 80% das compras do país asiático.

Para o segundo semestre deste ano, espera-se maior volatilidade cambial, por conta das eleições no País. Além disso, pesquisadores do Cepea ressaltam que, com a alteração da política comercial de importantes parceiros comerciais do Brasil, fica difícil prever o efeito líquido sobre as exportações do setor. Por um lado, as vendas podem crescer para parceiros afetados pelo aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos, mas, por outro, o País pode ter que negociar compras e vendas desses produtos com parceiros importantes como China, Estados Unidos e México.

Além disso, o clima já reduziu a oferta de importantes produtos, como o milho e o café. Mesmo assim, em termos gerias, a safra brasileira deve se manter em bons níveis em 2018. As atenções e preocupações neste segundo semestre devem se voltar ao desenvolvimento da safra norte-americana e desdobramentos da política comercial. Diante de problemas internos e externos, manter o mesmo nível de exportações de 2017, ou algo próximo, será um desafio para o setor nacional em 2018.

Vale lembrar que as exportações brasileiras do agronegócio foram recorde histórico no acumulado de 2018, entre os meses de janeiro a julho.

Fonte: Cepea/Esalq.
A Cotapel
A Cooperativa Agrícola Tapejara Ltda denominada COTAPEL, iniciou suas atividades em 23 de outubro de 1985.
Surgiu a partir da crise vivida pela Coopasso no ano de 1984, quando produtores vinculados à unidade de Tapejara, resolveram construir sua pr...
+ Saiba mais
Mapa do site
- Home

- A Cotapel


- Cotações
- Notícias

- Produtos

- Fale conosco
Contato
Av. 7 de Setembro, 2155 - Bairro São Paulo
CEP 99950-000 Tapejara - RS
Fone: (54) 3344.1588 / 3344.1296
cotapel@netvisual.com.br
Direitos reservados à Cotapel. Desenvolvido por IMPAR AGENCIA WEB