INSTITUCIONAL NOTÍCIAS VÍDEOS PRODUTOS CONTATO
Última Notícias
Cereais
Cotações do trigo sobem no Brasil
19/04/2024 - 08h04mm
DESENVOLVIMENTO
Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul
15/04/2024 - 08h04mm
Mais notícias
OPERAÇÃO CARNE FRACA
Contêineres com carne de frango estão parados nos portos da China
23/03/2017 - 15h03min

Cooperativa do PR tem 45 contêineres com carne de frango parados nos portos da China. E mais 45 contêineres estão parados em Paranaguá. No total, são 217 contêineres, o equivalente a 6 mil toneladas de carne e US$ 12 milhões. Expectativa é que o país asiático reveja a decisão de suspensão.
Irineo da Costa Rodrigues - Diretor e Presidente da LAR Cooperativa Agroindustrial

O setor produtivo brasileiro ainda sente os reflexos da Operação Carne Fraca deflagrada na última sexta-feira (17). Ainda nesta quarta-feira, dados preliminares já indicaram uma redução nas exportações de carne bovina. E o mesmo já é projetado para a carne de frango. A Lar Cooperativa Agroindustrial já destaca que há 45 contêineres com carne de frango parados nos portos da China.

?Essa é uma grande preocupação, uma vez que em torno de 43% do que exportamos de carne de frango vai para o mercado chinês. Atualmente, temos 217 contêineres destinados ao país, 45 já estão lá e mais 45 parados no Porto de Paranaguá. Ainda temos 127 em trânsito, mas é preciso acompanhar, pois a China anunciou que manteria a suspensão por 7 dias. Esperamos que a nação volte atrás na medida?, explica o presidente da cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues.

Ao todo, os contêineres carregam 6 mil toneladas de carne, o equivalente a US$ 12 milhões. ?E essa conta deveria ser paga pela Polícia Federal brasileira que agiu de forma precipitada. Temos nesse instante um impacto restrito à questão da logística, pois tivemos que alugar alguns armazéns e temos o custo dos contêineres parados, seja na China ou no Brasil. E, caso não haja a liberação, teremos que buscar esse produto no país asiático reembalar o produto e vender para outro país?, reforça o presidente.

A China foi um dos países que anunciou suspensão de compras de carne do Brasil essa semana. Egito, Chile, Hong Kong, Argélia, Japão, União Europeia, Suíça, Jamaica, Trinidad e Tobago também divulgaram embargo às carnes do país.

Paralelamente, Rodrigues ainda reforça que o funcionamento da cooperativa ocorre normalmente. Cenário bem diferente de algumas outras empresas que já registram demissão de funcionários e paralisação nos abates, conforme reportado pela imprensa brasileira. ?O atraso nos embarques de sete dias não chegar a ser um grande problema, mas se ultrapassar esse período pode ser um grande impasse, pois faltará espaço para armazenar produtos?, completa.

Balde de água fria

A operação tem sido vista pelo setor como um balde de água fria, já que havia certo otimismo do setor com a situação da gripe aviária no mundo. A perspectiva era que o quadro pudesse gerar oportunidades de comercialização aos produtores brasileiros.

Grãos

Por outro lado, o presidente ainda destaca que a operação ainda não atingiu a demanda por grãos. ?O forte da Lar é a produção de grãos e nós vendemos parte do que produzimos. Precisamos acompanhar a aquisição de grandes compradores, como a JBS e a BRF, que até aqui continuam com todas as atividade normais e comprando. Não vimos nenhum reflexo a nível de preços?, acrescente Rodrigues.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas
A Cotapel
A Cooperativa Agrícola Tapejara Ltda denominada COTAPEL, iniciou suas atividades em 23 de outubro de 1985.
Surgiu a partir da crise vivida pela Coopasso no ano de 1984, quando produtores vinculados à unidade de Tapejara, resolveram construir sua pr...
+ Saiba mais
Mapa do site
- Home

- A Cotapel


- Cotações
- Notícias

- Produtos

- Fale conosco
Contato
Av. 7 de Setembro, 2155 - Bairro São Paulo
CEP 99950-000 Tapejara - RS
Fone: (54) 3344.1588 / 3344.1296
cotapel@netvisual.com.br
Direitos reservados à Cotapel. Desenvolvido por IMPAR AGENCIA WEB