INSTITUCIONAL NOTÍCIAS VÍDEOS PRODUTOS CONTATO
Última Notícias
PRODUTIVIDADE
Colheita de soja avança no Rio Grande do Sul
22/04/2024 - 07h04mm
Cereais
Cotações do trigo sobem no Brasil
19/04/2024 - 08h04mm
Mais notícias
TECNOLOGIA
Argentina aprova primeira soja transgênica tolerante à seca do mundo
07/10/2015 - 13h10min
A Argentina saiu na frente na corrida tecnológica global para o desenvolvimento e aprovação da primeira soja transgênica tolerante à seca. O evento biotecnológico foi anunciado nesta semana (5 de outubro) pela presidente Cristina Kirchner, que também comunicou a aprovação de uma batata geneticamente modificada (GM) resistente ao vírus PVY.

Fruto de uma parceria público-privada, a soja GM foi conseguida por meio da introdução de um fator de transcrição do girassol. A modificação genética da leguminosa permite que a planta se desenvolva mesmo em condições de carência de água. A pesquisadora da Universidade Nacional do Litoral, Raquel Chan, é a responsável pela identificação dos genes que expressam a tolerância ao estresse hídrico e a empresa nacional INDEAR, do grupo Bioceres, introduziu o gene na soja.

Segundo o anúncio da presidente Cristina Kirchner, com essas aprovações, a Argentina passa a integrar um seleto grupo de países, entre os quais está o Brasil, que desenvolve e aprova localmente inovações em biotecnologia agrícola. Estes não são apenas eventos tecnológicos, mas também produtos com grande impacto econômico e social que representam uma alternativa na produção global de alimentos, disse Kirchner.

Para a diretora-executiva do CIB, Adriana Brondani, a aprovação dos novos transgênicos está alinhada com o desafio global de alimentar uma população crescente de maneira sustentável. Uma soja tolerante à seca permite cultivar essa leguminosa em regiões com baixa disponibilidade de água, o que certamente contribui para diminuir a pressão da agricultura sobre áreas protegidas e para o aumento na produção de alimentos, afirma Brondani.

A batata transgênica apresenta resistência ao vírus PVY (Potato Virus Y), responsável por uma doença que pode causar perdas de até 80% do cultivo. A tecnologia foi desenvolvida pelo grupo dos cientistas Fernando Bravo Almonacid e Alejandro Mentaberry, do Instituto de Engenharia Genética e Biotecnologia (INGEBI). A empresa que vai comercializar as sementes transgênicas é a Tecnoplant, subsidiária do grupo Sidus.

Na Argentina, o vírus é endêmico em todas as regiões produtoras de batata e o desenvolvimento da planta GM é exemplo de como a biotecnologia pode contribuir para encontrar soluções para os problemas locais. No Brasil, o caso do feijão transgênico da Embrapa é análogo, já que é resistente a um vírus que ataca os vegetais e impede que a cultura do feijão seja viável em diversas regiões do País, compara Adriana Brondani.

Fonte: CIB
A Cotapel
A Cooperativa Agrícola Tapejara Ltda denominada COTAPEL, iniciou suas atividades em 23 de outubro de 1985.
Surgiu a partir da crise vivida pela Coopasso no ano de 1984, quando produtores vinculados à unidade de Tapejara, resolveram construir sua pr...
+ Saiba mais
Mapa do site
- Home

- A Cotapel


- Cotações
- Notícias

- Produtos

- Fale conosco
Contato
Av. 7 de Setembro, 2155 - Bairro São Paulo
CEP 99950-000 Tapejara - RS
Fone: (54) 3344.1588 / 3344.1296
cotapel@netvisual.com.br
Direitos reservados à Cotapel. Desenvolvido por IMPAR AGENCIA WEB